sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Contradições da Comunicação.

A comunicação é uma área de estudo repleta de surpresas e contradições. Atualmente, tem primado por uma de suas funções executivas das mais discutidas que é de instrumento de marketing. Mas, como deixei claro, esta é somente uma de suas funções que geralmente fica sob a responsabilidade da Publicidade e Propaganda e, em menor escala, das Relações Públicas e com esta configuração todos nós já estamos acostumados. Mas a função que cabe ao Jornalismo passa por um momento delicado na midia brasileira. Polêmicas sobre a obrigatoriedade de se ter um diploma para exercer a profissão já foram discutidas por acadêmicos de respeito, profissionais de respeito e, até, "políticos de respeito". Fui obrigado e deixar entre aspas para não parecer hipócrita.


Em função desta discussão, quero levantar um ponto que me parece extremamente relevante.


Nosso sistema capitalista pressupõe uma liberdade de expressão, garantida pela nossa constituição federal, que oferece ao Jornalismo a rara oportunidade de proporcionar aos leitores, ouvintes e tele-espectadores  informações imparciais, livres da influência de patrocinadores principalmente quando os assuntos são de interesse público.


E ai que mora a contradição. Hoje (18/02/2011), assistindo o programa Globo Esporte no horário do almoço, acabei de me conscientizar que matérias jornalísticas são usadas como instrumento de marketing pela Rede Globo, de forma acintosa e sem nenhum escrúpulo. Pois então, que tomem logo partido, declarem sua preferência por este ou aquele clube mas não finjam serem imparciais. Há muito que notícias sobre a Sociedade Esportiva Palmeiras não têm a devida atenção editorial daquela emissora, ao contrário de notícias sem a menor importância sobre o Sport Club Corinthians Paulista ou sobre o São Paulo Futebol Clube que nos cansam a paciência e são tratadas como "grandes furos de reportagem".


O que causou espanto é o fato de que não se fala quase nada sobre o Palmeiras nunca, nem mesmo quanto existe uma pauta tão importante quanto a reformulação do pré-contrato do Maikon Leite em bases estratosféricas no que tange às eventuais multas aplicadas caso queiram levar o atleta para outro clube.


Mas isto é só uma pontinha do iceberg. Ontem, ouvindo pela rádio CBN que é dá própria Rede Globo a transmissão da partida entre o Corinthians e o Mogi, o locutor Deva Pascovicci, tomando partido descaradamente a favor do Corinthians sem a menor cerimônia dizia que é fato que eles vão ultrapassar o Palmeiras na liderança do Paulistão na próxima semana.


Entendo que um veículo de comunicação que se mostra imparcial ao público deve manter total isenção ao comentar os fatos sem tendenciosidades ou favorecimentos. E não é o que acontece na CBN. Se são todos pró Corinthians, que divulguem isto em alto e bom tom para que as demais torcidas possam ter a liberadade de NÃO MAIS SINTONIZAR tal emissora, cujo locutor narra ficção enquanto ocorre em campo uma realidade totalmente diferente.


Pois fica aqui um desabafo de um Palmeirense que sabe respeitar um jornalista como Juca Kfouri, declaradamente corinthiano mas senhor de um bom senso especial, que comenta com o coração sem deixar que a razão seja totalmente aniquilada pelo valor dos anúncios dos patrocinadores veiculados pela sua emissora.

2 comentários:

Leandro soriano disse...

Isso é notório e claro, Malacrida. Mais ainda em relação ao Corinthians. E não é só na Globo não. Na maioria dos programas esportivos a tendência é descarada. Parece até que esse time é uma questão de segurança nacional. Só falta o Papa dizer que é corintiano.

Anônimo disse...

Ilustre mestre Guru Malacrida.
Não fique assim, o Palmeiras não dá audiência suficiente para pagar os salários dos jornalistas da Rede Globo.
Eles tem que partir para a estratégia P.A.D (Pelo Amor de Deus).
É óbvio que falar do meu coringão garante o money no bolso, os jantares em restaurantes finos e prestígio em massa.
Para de causar mestre rsrsrs.
Um grande abraço.
Adriano Bernabe