segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os idosos no Brasil pedem socorro!

Mais uma vez, o descaso do poder público no Brasil com os idosos está prestes a fazer nova vítima.


Minha mãe aos 84 anos, ainda lúcida e super atarefada, acaba de saber que ficou cega de um dos olhos e que o outro caminha para o mesmo destino.


Há alguns anos, sentindo os primeiros incômodos na visão de um dos olhos, procurou um oftalmologista no SUS para que fosse feito um diagnóstico do que estava ocorrendo. Na época, os competentes médicos oftamologistas do hospital do CEMA que atendem pelo SUS diagnosticaram uma inócua inflação que deveria ser tratada com colírios anti-inflamatórios. Com outros problemas mais urgentes de saúde como cancer na mama, hipertensão e diabetes, fez o que foi indicado mas os problemas foram aumentando. Novas visitas ao oftalmologista sempre geravam o mesmo diagnóstico; uma inflação.


Enfim, a incompetência ou inépcia dos profissionais do SUS prevaleceu e na última consulta realizada na semana passada o diagnóstico foi Degeneração Macular: uma patologia que atinge idosos levando-os a cegueira e que, teoricamente, não tem cura.


"A degeneração macular da idade era conhecida até bem pouco tempo com degeneração macular senil ou pela sigla DMS. O nome foi alterado, já que as pessoas que apresentam degeneração macular podem gozar de plena saúde, física e mental – o termo senil era inadequado. A mácula é a região central da retina. É a área de maior foco e definição das imagens é ela que usamos para leitura e definição das cores. Quem desenvolve a degeneração macular da idade não perde completamente a visão mas fica impedido de ler e fazer trabalhos manuais, não consegue também reconhecer fisionomias.
Fonte: Site Suporte Médico em Oftalmologia disponível em http://www.sdoftalmologia.com.br/cirurgia_degeneracao_macular.asp acesso em 15/04/2011"





Tivessem os oftalmologistas consultados providenciado todos os exames necessários para descartar quaisquer outros problemas mais sérios, quem sabe já teriam percebido o real problema e recomendado uma terapia mais adequada que, pelo menos, retardasse o atual estágio.


Num momento em que os profissionais da medicina, mesmo os que atendem Planos de Saúde Particulares são cooptados a "fazer economia para os Planos" com o risco de perderem o credenciamento, imagine-se então os profissionais que atendem o SUS!


"Os planos de saúde interferem diretamente no trabalho do médico: criam obstáculos para a solicitação de exames e internações, fazem pressão para a redução de procedimentos, a antecipação de altas e a transferência de pacientes.
" Carta Aberta à População do Presidente da Federação Nacional dos Médicos Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes Disponível em http://www.sbacv.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=301:dia-nacional-de-paralisacao-do-atendimento-aos-planos-de-saude&catid=3:newsflash Acesso em 14/04/2011


 Mas, pasmem, que o Hospital do CEMA, depois desta consulta que diagnosticou a Degeneração Macular, disse que ela precisava de outro exame mais preciso. Lá foi aquela senhora de 84 anos, na sua ingenuidade, no guichê marcar o tal exame e recebeu a seguinte informação: Volte daqui a 2 meses para MARCAR o exame. Não é para fazer o exame e sim somente MARCAR o tal exame.


Juntamos esforços financeiros na família e pagamos o exame em clínica particular. Feito o exame, confirmado o diagnóstico, o único tratamento possível para tentar retardar a perda da visão do outro olho é a aplicação do medicamento AVASTIN, do laboratório Roche. Pelas nossas últimas consultas, cada dose custa mais de R$ 2.000,00 e ela precisaria pelo menos 2 aplicações por mês. Agora o que nos resta é tentar, novamente o SUS, para uma solução única que existe; aplicação desta medicação que só pode ser feita no Hospital São Paulo ou no Hospital das Clínicas.


Se fosse só isso, já seria demasiado "estressante" para alguém nas condições de saúde da minha mãe, mas ainda tem mais uma barreira a transpor. Para que os ditos hospitais públicos atendam é necessário um encaminhamento de postos de saúde do bairro onde ela vive. Madrugou novamente, aos 84 anos, para ir ao posto de saúde que fez a seguinte observação: Infelizmente não podemos encaminhar nada para estes 2 hospitais. Uma BURROCRACIA que, com certeza, tem a finalidade de intimidar os pobres mortais que precisam desta solução que é garantida pela Constituição, criando grandes obstáculos para que desistam e com isso poupem o dinheiro nosso que eles administram tão mal quando é para nos servir.


A revolta que nos contagia agora, mais do que nunca, se deve à paralisação que atinge a sociedade no sentido de cobrar seus direitos. Todos seremos idosos um dia, todos temos mães, pais, avós que necessitam de um cuidado maior, depois de 50 ou 60 anos contribuindo para que estes governantes usufruam das beneces dos cargos ocupados.


O pior é que continuamos a votar no menos pior.





2 comentários:

Deborah disse...

Prof.
Infelizmente vejo aqui a triste notícia!Por não temer a nada,vez que vivemos em uma demócracia,te digo que o Hospital das Clínicas,Autarquia Federal,consegue a grande peripecia de realizar tratamentos através de cartas e encaminhamentos de políticos,veja só!
Os Convênios
cobram de um aposentado R$1.800,00 (hum mil e oitocentos reais),vez que a farta aposentadoria nem os medicamentos os permiti comprar. Dependam de filhos e netos.Esse é o Brasil que gasta rios de dinheiro com investimentos em Turismo,Copa do Mundo,Olímpiadas,
Desvio de Verbas,Corrupção,é o país
da Pizza,da palhaçada.Acredito em apenas duas coisas aqui:Deus e Justiça,procure o Ministério Público Estadual,a ele cabe defender o Idoso,e fazer prevalescer o Estatuto do Idoso em sua plenitude.Abraços.

Salete Cardozo Cochinsky disse...

Olá,
Faço minhas as tuas palavras, entendimento de como estão as responsabilidades nesse nosso Brasil, assim como da indignação. Pois sinto que quanto pensa-se que vai haver melhorias, mais respeito e responsabilidade, PUFTTTTTTTTTT, acontece o contrário.
Um abraço
Foi um prazer encontrar teu Blog através do Blog da Tere Tavares