terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quem pode falar mal das novas gerações?

Acabo de ler um artigo indicado pelo twitter do Sidnei Oliveira sobre a Geração Y. Muito curioso o fato de que os integrantes da Geração Y (nascidos entre 1980 e 1995 aproximadamente) sempre se referem a si próprios como multi-atarefados. Analisar o comportamento destes jovens vem sendo uma rotina da minha vida, pois estou escrevendo minha dissertação de mestrado justamente sobre eles. Mas eu não acho que são jovens multi-atarefados como alguns acreditam. Eles iniciam várias atividades ao mesmo tempo, porém, nem sempre as terminam. Fato a ser pesquisado para enriquecer minhas reflexões a respeito.


Os estudos que estão sendo realizados por vários executivos, interessados em compreender o comportamento dos jovens da chamada Geração Y, ainda não chegaram às livrarias em forma de trabalhos científicos. Principalmente os profissionais de Recursos Humanos têm escrito milhares de artigos sobre a Geração Y, seu comportamento diante de estruturas hierarquizadas, suas habilidades multifuncionais e sua independência em relação às tradições.

            O comportamento desta Geração Y em relação ao consumo também vem sendo investigado através de pesquisas realizadas principalmente por agências de Propaganda que, antes de qualquer coisa, precisam saber muito bem como pensa, idealiza e se comporta seu público-alvo.
           
            A principal característica destes jovens é o fato de terem nascido e se desenvolvido juntamente com as atuais vedetes da comunicação, ou seja, a Internet, o telefone celular, os iPod’s, os jogos eletrônicos, permitindo um estado de conexão e interatividade permanente e irreversível. 

Desta forma, continuo com minha pesquisa tentando entender alguns aspectos que sejam relevantes e possam ser evidenciados sobre a Geração Y.

Nenhum comentário: